Antinuclear Antibodies pattern in Psoriatic Arthritis and Rheumatoid Arthritis: is there any peculiar difference?
Nesta correspondência, que foi aceita no periódico científico International Journal of Rheumatic Diseases, os pesquisadores da Imuno Brasil conduziram uma abrangente análise retrospectiva de prontuários. O objetivo foi avaliar as discrepâncias na prevalência, nos níveis de titulação e nos padrões de positividade do fator antinuclear (FAN) entre pacientes diagnosticados com artrite reumatoide (AR) e artrite psoriásica (APs).
Os anticorpos antinucleares foram primeiramente descritos em pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico em 1958 e, desde então, têm sido identificados em várias doenças autoimunes, tanto reumáticas quanto não reumáticas.
A taxa de positividade do FAN foi observada em cerca de um terço de todos os pacientes portadores de APs e AR, sendo que não houve associação entre essa positividade e as características demográficas, clínicas e laboratoriais.
SANTANA, Felipe Mendonça, et al. Differences of Antinuclear Antibodies positivity and pattern in Psoriatic Arthritis and Rheumatoid Arthritis. International Journal of Rheumatic Diseases, 2023.